Início » Cuidados com a alimentação e a pele no inverno: dicas para aumentar a imunidade e o bem-estar

Cuidados com a alimentação e a pele no inverno: dicas para aumentar a imunidade e o bem-estar

por Redacao
0 comentário

Foto: Divulgação

Cuidados com a alimentação e a pele no inverno são essenciais para manter a saúde e o bem-estar durante a estação mais seca do ano. Pensando nisso, a nutricionista, Simoni Toledo e a farmacêutica Pamela Vidal de Melo, compartilham dicas para aumentar a imunidade e proteger a pele dos efeitos adversos do clima frio, seco e ventoso.

O primeiro passo para fortalecer os mecanismos de defesa do corpo, de acordo com a nutricionista, é garantir uma alimentação saudável. Simoni destaca que uma excelente alternativa é apostar no preparo de sopas e caldos. “Eles podem ser feitos com uma variedade de legumes, como abóbora, batata, cenoura, cebola, ervilha, e brócolis, além de proteínas como frango, grão-de-bico, feijão e outras leguminosas. Outras opções são as raízes e tubérculos, uma dica muito saborosa é a mandioca”.

Além de agradável ao paladar, a nutricionista complementa que cada alimento possui nutrientes indispensáveis para a saúde. A abóbora, por exemplo, é rica em vitaminas A, C e E, minerais —  como potássio, magnésio e cálcio —, antioxidantes e fibras. “Esse composto, contribui para o bom funcionamento do organismo, combate os radicais livres, protegendo as células do corpo contra o estresse oxidativo, regula o intestino, previne doenças oculares e apresenta baixo teor calórico. Combinando a abóbora com outros mantimentos e planejando as refeições é possível potencializar e desfrutar ainda mais dos benefícios”.

Simoni destaca que o consumo de peixes, sementes e oleaginosas também é importante para a saúde. “Opções como salmão, truta e cavala são ricas em ômega-3, que possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam a combater doenças. Já no caso das sementes e oleaginosas, sugiro chia, linhaça, gergelim e nozes. Esses alimentos apresentam benefícios semelhantes aos dos peixes. Também melhoram a saúde cardiovascular, regulam o açúcar no sangue, aliviam sintomas da menopausa, promovem a saúde da próstata, aumentam a qualidade do sono e contribuem para a saúde óssea”, ressalta Simoni.

Junto a alimentação é importante estabelecer uma nova rotina de cuidados com a pele para protegê-la dos efeitos adversos do clima frio, seco e ventoso. Para a farmacêutica do SempreFort, Pamela Vidal de Melo, as mudanças climáticas podem causar ressecamento, coceira e rachaduras. Por isso, destaca que a hidratação é uma das medidas necessárias para evitar problemas dermatológicos. “Use um hidratante adequado para o seu tipo de pele e aplique-o regularmente, principalmente após o banho”.

Apesar de ser uma prática comum no inverno, Pamela alerta sobre a importância de evitar banhos muito quentes. “A água aquecida demasiadamente pode remover a hidratação natural da pele. Opte por banhos mornos e reduza o tempo no chuveiro para proteger-se do ressecamento excessivo. A pele também pode ficar sensível e propensa a irritações. Então, ao lavar o rosto e o corpo, não esfregue a pele para não remover os óleos naturais protetores. Prefira produtos recomendados por especialistas e aplique-os com movimentos suaves”. Ainda, a farmacêutica indica o uso de protetor labial e solar, além de roupas adequadas para proteger a pele contra o vento e o frio intenso.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal