A onda de frio que castigou a América do Sul está beneficiando os centros de esqui chilenos, considerados os de melhor infraestrutura e serviços da região, que contam com neve de melhor qualidade, antecipando uma boa temporada.
Situados a 30 km de Santiago, centros de esqui como El Colorado, La Parva e Valle Nevado recebiam fãs dos esportes de inverno, que aproveitavam pistas com neve de melhor qualidade, resultante das baixas temperaturas registradas no Chile nas últimas semanas.
“Quando faz frio, a neve vira gelo e se mantém fresca. Ao contrário de quando faz calor, quando a neve endurece”, explicou à Associated Press Jorge Sapunar, do centro de esqui La Parva.
“O cliente inicialmente de assusta com o frio porque não está tão bem preparado para suportá-lo, mas depois agradece pela qualidade da neve”, acrescentou.
A onda de frio, “longe de nos prejudicar, nos ajuda a conservar a neve acumulada” nas montanhas, concordou, por sua vez, Gabriela Hales, do centro de esqui Portillo, famoso por receber seleções olímpicas como a americana, a italiana e a austríaca em seus treinos de verão (boreal).
A temporada de esqui no Chile começou há um mês e os centros de inverno já fazem contas positivas, com alta de 10% na venda de ingressos, segundo dados do Serviço Nacional de Turismo (Sernatur).
No ano passado, segundo o Sernatur, 25 mil estrangeiros estiveram nos centros de esqui chilenos, vindos sobretudo do Brasil (9.529 visitantes), Argentina (4.156) e Estados Unidos (2.840).
Folha.com