O Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS), em junho, alcançou a marca de 64,8 pontos, isto é, 9,5% superior a média histórica nacional do ICEI para o período que é de 59,2 pontos, confirmando que os industriais sul-mato-grossenses continuam otimistas com relação à economia estadual e nacional, conforme aponta a Sondagem Industrial realizada mensalmente pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas do Estado para mostrar a evolução da produção, utilização da capacidade instalada, estoque de produtos finais, compras de matérias primas e as expectativas dos empresários para os próximos seis meses.
Segundo o Radar da Fiems, o destaque em Mato Grosso do Sul ficou por conta da manutenção da elevada confiança dos empresários industriais em relação ao comportamento esperado para as economias brasileira, sul-mato-grossense e das condições de desempenho da própria empresa, que apresentaram índices de equivalentes a 64,2, 64,6 e 69,0 pontos, respectivamente. Ainda pelo levantamento, os indicadores estão muito acima da linha divisória dos 50 pontos, que é o valor de referência e a partir do qual há a sinalização de empresários industriais confiantes.
Com relação à Sondagem Industrial, a produção industrial, no mês de maio, também apresentou expansão, quando comparado com o mês anterior, com o índice alcançando a marca de 57,8 pontos. Em relação à utilização da capacidade instalada (UCI) o indicador, no mês, ficou em 55,1 pontos, indicando, que a utilização foi superior ao usual para o período, na avaliação dos empresários industriais consultados. Já na análise das expectativas para a demanda por seus produtos nos próximos seis meses, os industriais sul-mato-grossenses mantiveram-se otimistas.
No que diz respeito ao índice relacionado às aquisições de matérias-primas, ele ficou em 48,5 pontos, ainda abaixo da linha divisória dos 50 pontos, indicando retração das compras. Porém, em um patamar melhor em relação mês passado, quando o índice apurado foi de 46,1 pontos. Por fim, o índice relativo ao estoque alcançou, em maio, a marca de 46,9 pontos, apresentando um ajuste em relação ao período anterior, quando o resultado observado foi de 57 pontos.
Esse percentual indica, deste modo, que a quantidade de produtos finalizados na indústria sul-mato-grossense esteve ligeiramente abaixo dos níveis planejados para o período. Contudo, segundo o levantamento do Radar Industrial da Fiems, em um patamar mais próximo dos 50 pontos, que é o indicativo da adequação entre os níveis planejados e observados para o estoque de produtos finalizados.