No âmbito das ações do Programa Indústria Ativa Regional, As unidades do Senai em Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Sidrolândia já iniciaram os cursos gratuitos do projeto Colher na Massa, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado com recursos do FAI (Fundo de Apoio à Industrialização). O projeto, que já qualificou 800 trabalhadores nos cursos de eletricista instalador predial de baixa tensão, encanador instalador predial, ferreiro armador, carpinteiro de obras, pedreiro e pintor de obras em Campo Grande, foi ampliado e pretende qualificar 992 pessoas no interior do Estado, sendo 320 em Três Lagoas, 288 em Dourados, 288 em Corumbá e 96 em Sidrolândia.
Em Corumbá já tiveram início turmas de pintor de obras, pedreiro, carpinteiro e armador e estão previstas novas turmas para este mês de julho e agosto. Segundo o gerente do Cetec Senai Corumbá, Marcos Antônio Costa, a entidade conta com um grande envolvimento de associações de bairro tanto do município, quanto de Ladário. “Essas entidades, assim como a Secretaria de Assistência Social dos dois municípios, são importantes parceiros nesse processo e nós estamos conseguindo atingir o objetivo principal que é chegar à comunidade e qualificar a mão-de-obra local”, declarou.
A supervisora pedagógica de qualificação e aprendizagem do Cetec Senai Corumbá, Fabrizia Valle da Costa, acrescentou que até agosto devem iniciar mais turmas de encanador, eletricista e pedreiro. Já no município de Dourados já foi concluída uma turma de eletricista instalador predial e encanador instalador predial, estando em andamento duas turmas de armador e uma de encanador e para iniciar ainda em julho duas turmas de pintor de obras e mais duas de pedreiro.
“Essa iniciativa do Senai é uma importante contribuição para o desenvolvimento do município. A qualificação de mão-de-obra para o setor da construção civil é imprescindível diante da demanda, pois, o segmento cresce em todo o País e em Dourados não é diferente”, pontuou o gerente do Cetec Senai Dourados, Gilberto Schaedler. Os trabalhadores de Sidrolândia também contam com cursos do Colher na Massa, estando em andamento o de eletricista instalador predial de baixa tensão, mas, segundo o supervisor da Agência do Senai no município, Rodrigo Alcântara, ainda terão início duas turmas de pedreiro, uma turma de carpinteiro de obras de duas turmas de armador. “Existe uma grande procura por trabalhadores qualificados e essa iniciativa veio atender às necessidades do município”, disse.
Em Três Lagoas as turmas de armador, carpinteiro de obras, eletricista instalador predial, encanador instalador predial, pedreiro e pintor de obras devem iniciar em agosto. Segundo o supervisor técnico do Cetec Senai Três Lagoas, Luiz Guilherme Gonçalves da Silva, a oferta de vagas nos cursos do Colher na Massa representam comodidade para as empresas que se instalam no município. “A região está demandando profissionais qualificados e as empresas que se instalam aqui exigem qualificação comprovada, o certificado do Senai vai fazer a diferença nesse processo”, declarou.
A estruturação dos cursos gratuitos do Colher na Massa por parte do Senai para as ocupações selecionadas está pautada na qualidade do aprendizado, buscando, principalmente, desenvolver programas integrados em educação profissional, com possibilidades de transversabilidade e modularização, visando o aprimoramento constante e amplo. Dessa forma, o projeto transformou-se em uma via de geração de renda e emprego nas comunidades e bairros mais carentes dos municípios, já que os candidatos devem possuir idade mínima de 18 anos completos no início das aulas e ter concluído pelo menos o 5º ano do Ensino Fundamental.
Serviço — Informações sobre os cursos podem ser obtidas em Corumbá (67) 3231-3158; Dourados (67) 3411-2600; Sidrolândia (67) 3272-5959 e Três Lagoas (67) 3509-5200