O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) liberou R$ 17 milhões para financiar expansão de negócios em Mato Grosso do Sul. Os contratos foram assinados na noite de quinta-feira (22), no estande do banco na Feira do Empreendedor, com a presença do superintendente do BRDE no Paraná, Carlos Olson, e do governador André Puccinelli.
Os recursos contratados permitirão aos empresários investir em negócios novos como o da Alimentos Dallas, em Nova Alvorada, que irá iniciar produção de macarrão instantâneo, e da empresária Gracita Santos Barbosa, que vai fazer a recuperação de solo e reforma de pastagem em uma área degradada em 250 hectares no distrito de Anhanduí.
A construção de silo em uma grande empresa de soja e financiamentos para aquisição de implementos agrícolas e construção de armazéns em pequenas propriedades rurais também estão entre os novos contratos. “Além dos contratos em grandes valores financeiros, não podemos deixar de destacar esses agricultores que estão investindo em melhoria da sua propriedade, em novos equipamentos, na melhoria do solo. Esses casos têm um valor muito grande do ponto de vista de estarem sendo assistidos por um banco especialista, recebendo o melhor recurso que existe no mercado. Uma coisa de que o BRDE se orgulha é de fazer o melhor negócio não para o banco, mas o melhor para a parceria”, diz Olson.
Além dos financiamentos de montantes expressivos como esses, o BRDE deverá começar a atender demandas diversas, encaminhadas pelo Banco da Gente. Um convênio entre as duas instituições foi assinado pelo governador André Puccinelli e Carlos Olson, ainda durante a abertura da Feira do Empreendedor. Pela parceria, o Banco da Gente, instituição de microcrédito do governo estadual, irá encaminhar pessoas físicas e jurídicas que quiserem obter financiamentos possíveis de serem viabilizados pelo BRDE. “O Banco da Gente, por atuar na ponta, vai capilarizar essa demanda. O empreendedor poderá chegar até nós através da função desse agente. O interessado deixa o pedido lá, e o Banco da Gente trata e entrega ao BRDE. Isso dá velocidade ao crédito e acesso a pessoas que eventualmente teriam até inibição em procurar uma instituição bancária”, explica o superintendente Olson.
Banco de fomento surgido a partir do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), o BRDE tem aporte financeiro do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e sempre atuou nesses três estados. Com a articulação do governo de Mato Grosso do Sul, que também é membro do Codesul, o BRDE começou a trazer financiamentos para empreendedores sul-mato-grossenses. Um escritório local, vinculado à agência de Curitiba, está instalado na Federação das Indústrias (Fiems).
Ao assinar o convênio e participar da assinatura dos contratos, o governador afirmou que a disponibilidade de crédito é um dos muitos bons resultados obtidos a partir da articulação do Codesul. André ressaltou que, mesmo sem ter ainda participação acionária como os outros estados na instituição financeira, Mato Grosso do Sul conseguiu viabilizar a parceria dos demais governos do conselho e garantir o início da atuação do BRDE.