Na data de hoje, 29/06, a Polícia Federal deflagrou a denominada Operação Formatura, com o objetivo de desmantelar organização delituosa com atuação em sete Estados da Federação (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina), cuja principal atividade consiste no fato de instituições de ensino que promovem cursos à distância em desacordo com as normas estabelecidas pelo MEC, mediante confecção de documentos ideologicamente falsos.
De um modo geral, a irregularidade constatada trata-se de confecção de certificados de conclusão de curso e/ou diplomas ideologicamente falsos, especialmente no que se refere à conclusão de ensino à distância relacionado aos ensinos médio e fundamental.
As investigações foram iniciadas no ano de 2008, por ocasião de denúncia recebida, via internet, pela PF de Campo Grande, que instaurou inquérito para apurar as irregularidades em toda sua extensão, bem como identificar estabelecimento e pessoas envolvidas no esquema.
No total, a Justiça Federal – 5ª Vara – de Campo Grande, expediu 59 mandados de Busca e Apreensão, sendo:
Mato Grosso do Sul:
Campo Grande – 14
Alcinópolis – 1
Rio Negro – 1
Sidrolândia – 2
Nova Andradina – 4
Corumbá – 1
Ponta Porã – 1
Ivinhema – 1
Mato Grosso:
Rondonópolis – 2
São Paulo:
São José do Rio Preto – 6
Dracena – 1
São Carlos – 1
Sorocaba – 1
São Paulo (Capital) – 2
Espírito Santo:
Serra – 1
Paraná:
Curitiba – 4
Pinhais – 1
Rio de Janeiro:
Rio de Janeiro – 1
Santa Catarina:
Joinvile – 4
São José – 5
Jaraguá do Sul – 1
Blumenau – 1
Gaspar – 1
Os materiais porventura arrecadados no contexto da operação serão encaminhados para o Setor de Perícias Criminais da Polícia Federal em Campo Grande.