Minutos antes do casamento, um noivo e uma noiva britânicos moradores de Oxford (centro-sul da Inglaterra) foram interpelados por agentes policiais e da imigração e levados para a delegacia local.
O noivo foi algemado enquanto a noiva teve que ser ajudada por uma agente de imigração que segurava seu véu, segundo o site do jornal britânico “Daily Mail”.
O incidente ocorreu porque a juíza de paz local desconfiou que o casamento fosse falso, e o objetivo dos noivos fosse obter vistos de trabalho.
O juiz de paz tem autoridade, no Reino Unido, para chamar a polícia caso desconfie que as motivações dos noivos não seja genuínas. Ela afirmou ter desconfiado das intenções do casal logo quando se encontraram pela primeira vez para discutir os trâmites da cerimônia.
No momento da abordagem o casal aguardava o início da cerimônia em uma sala do cartório de registros civis. As pessoas que assitiram a cena ficaram surpresas, sem saber como reagir.
A noiva é uma polonesa de 19 anos cujo nome não divulgado. O noivo é o indiano Amrit Singh Dhanju, de 30 anos. Eles forampresos sob suspeita de perjúrio. Singh permanecerá preso sem direito a fiança, pois a corte local teme que ele desapareça durante o processo. A noiva, com residência fixa na cidade, foi acusada e solta em seguida.
Outras duas testemunhas também foram levadas sob suspeita de auxílio à imigração ilegal. Um é um inglês de 47 anos, que pode ser solto após pagamento de fiança, enquanto a outra é uma polonesa, solta após depoimento e que não sofreu acusação.
A prisão foi realizada no mesmo dia em que o governo anunciou uma série de medidas contra casamentos simulados.
O número de casamentos falsos registrados no Reino Unido subiu para 529 no ano passado – registrando um aumento de 54% em relação ao ano anterior.
No ano passado, cerca de 38 mil imigrantes residentes no país receberam vistos decorrentes do casamento, que em geral tem validade dão o direito de permanência por tempo indefinido.
G1