TRIBUNAL DE CONTAS-SINDROME DE DOW_ABRIL 2024

 

Início » Museu de Arte Pantaneira realiza a exposição “A História Sob Nossos Pés”

Museu de Arte Pantaneira realiza a exposição “A História Sob Nossos Pés”

por Redacao
0 comentário

A exposição pretende resgatar parte da memória aquidauanense da arte de pavimentação com a técnica dos ladrilhos hidráulicos, ainda existentes em diversos pontos da cidade e que, por falta de informações, muitas vezes passam despercebidas. Colorida, ricamente decorativa, a fabricação desse tipo de ladrilhos foi utilizada em Aquidauana em diversos momentos da história da cidade, mas que, com a modernidade e facilidade da fabricação dos pisos de cerâmica, foram perdendo espaços comerciais.

“A exposição vai enfocar as residências onde até hoje se verifica a presença desse tipo de ladrilhos e ainda um breve histórico das famílias que se dedicaram à fabricação dos mesmos em Aquidauana”, afirmou o presidente da Fundação de Cultura de Aquidauana, Rangel Castilho a respeito do evento.

“Estou entusiasmada. Foram quase dois meses de pesquisa, elaboração dos textos e registro com fotos para montarmos essa exposição. Ficou tudo muito interessante e um ótimo material de pesquisa para os alunos das nossas escolas”, disse a curadora da exposição, Sonia Corrêa – diretora do Museu de Arte Pantaneira.

A política pública para a área cultural adotada atualmente em Aquidauana segue orientações do prefeito Fauzi Suleiman (PMDB), comprometido com o estudo e a divulgação da história do município.

“Nossa história é rica e nossa cultura reflete isso. Temos tido a preocupação de transmitir para o aquidauanense a necessidade urgente de recuperarmos a memória de Aquidauana através de atividades como essa proposta pelo Museu. Aquidauana foi um grande pólo exportador de ladrilhos hidráulicos, com famílias inteiras vivendo dessa atividade econômica. Temos que contar isso para a geração atual e deixar registrado esses momentos. Essa é uma das funções do Museu de Arte Pantaneira e fico feliz pelo trabalho que está sendo realizado”, disse o prefeito Fauzi. O Museu de Arte Pantaneira, fica na rua Cândido Mariano, 472, Centro.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal