O grande sonho do brasileiro é a conquista da casa própria. Nos últimos anos, Mato Grosso do Sul tem conseguido suprir a falta de moradia por conta de uma política de governo que tem priorizado este setor.
Ao todo já são mais de 40 mil casas construídas em apenas 3 anos de mandato do governador André Puccinelli. Em Aquidauana não poderia ser diferente. Além da área urbana, aldeias e distritos também tem sido contemplados com programas habitacionais, fruto de uma parceria entre o Governo Municipal, Estadual e Federal. Prova disto foi a entrega pela administração municipal de Aquidauana de 63 novas unidades construídas na aldeia
Limão Verde
A cerimônia oficial deverá ser agendada para os próximos dias e contará com a presença do governador André Puccinelli (PMDB). Como as obras estavam concluídas, a secretaria de Estado de Habitação e das Cidades orientou a equipe do Governo Municipal a promover a entrega das chaves para que as famílias já possam ser assistidas pelo benefício.
Para Arizontina Malheiro Dias, uma das contempladas, a moradia representa um futuro com mais dignidade para sua família. “Esta casa veio em boa hora, pois estávamos precisando muito. A minha era de barro, agora esta nova, de material, vai melhorar em muito a qualidade de vida minha e a de meus filhos”, comemorou.
Quem também mudou de vida com a nova unidade habitacional entregue pelo Governo do Estado foi a dona de casa Jane Martins Torres. Mãe de quatro filhos, ela conta que passava dificuldades por morar com seu tio em uma casa pequena. “A gente dividia o quarto e uma sala na mesma casa. Não tinha cozinha e eu dividia o quarto com meu tio. Com esta nova casa que eu ganhei, estou feliz porque agora posso dizer que é minha casa própria. Agora vou poder criar meus filhos com mais tranquilidade”, afirma.
Para o cacique da Aldeia Limão Verde, Alberto de Oliveira Dias, as unidades habitacionais ratificam o compromisso do governador André Puccinelli e do prefeito Fauzi Suleiman com os povos Terena de Aquidauana. “Esta é mais uma conquista que representa a chegada de novos tempos na comunidade do Limão Verde”, ressaltou o cacique.
Segundo ele, através do trabalho em parceria entre Estado e Município, a comunidade Terena tem recebido vários benefícios como a construção e reforma de escolas, a implantação da Internet, o repasse de máquinas agrícolas, óleo e semente para a agricultura familiar, entre outros. “Tudo isto representa alegria para nós estarmos trabalhando nessa corrente que ajuda a melhorar vida dos nossos patrícios”, disse.
As casas construídas pelo Governo do Estado na aldeia Limão Verde fazem parte do programa “MS Cidadão – Casa da Gente Indígena”. Com 41,16 metros quadrados, as casas contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda.