TRIBUNAL DE CONTAS-SINDROME DE DOW_ABRIL 2024

 

Início » Dilma, Serra e Marina confirmam candidaturas nesta semana

Dilma, Serra e Marina confirmam candidaturas nesta semana

por Redacao
0 comentário

Começa na próxima quinta-feira (10) o prazo para que os partidos políticos realizem as convenções nacionais para oficializar seus candidatos para presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, estadual ou distrital.

Os partidos dos principais candidatos à corrida presidencial – PSDB, PT e PV – escolheram a primeira semana do prazo para realizar suas convenções. De acordo com a Lei 9.504, que rege as eleições, os partidos têm até o dia 30 de junho para oficializar as candidaturas.

O PV, da pré-candidata à Presidência Marina Silva, vai inaugurar o calendário. Na próxima quinta-feira (10), o partido realiza sua convenção nacional em Brasília, no Centro de Convenções Brasil 21.

Com os nomes de candidato à Presidência e vice já definidos, o encontro deve definir os nomes para os demais cargos e as alianças do partido para as eleições de outubro.

Tucanos confirmam Serra

No sábado (12), será a vez do PSDB reunir suas lideranças no Clube Espanhol, em Salvador, para confirmar a candidatura do ex-governador paulista José Serra. A cidade é a mesma onde Serra iniciou sua pré-campanha, em abril deste ano.

O maior dilema do encontro será definir um nome para compor a chapa como vice. Depois da negativa do ex-governador mineiro Aécio Neves, que optou por disputar uma vaga no Senado, o partido trabalha com alguns nomes, entre eles o deputado federal Francisco Dornelles (PP-RJ), o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) – que já disse não ter intenções de compor a chapa – e o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra.

Há a possibilidade de a convenção do partido terminar sem a definição de um vice. Nesse caso, a escolha do nome poderia ser anunciada pelo DEM, principal aliado do PSDB, na convenção nacional que o partido promove no dia 28 de junho.

PT oficializa Dilma

No domingo (13), as lideranças do PT se reúnem para oficializar a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República, em Brasília, no Centro de Eventos Unique Palace.

Segundo a assessoria do PT, em Brasília, o encontro deve reunir de 1.300 a 1.500 pessoas e são esperadas as principais lideranças do partido, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ministros, senadores e deputados da legenda também foram convidados.

No evento, o partido deve anunciar também o nome do presidente nacional do PMDB e presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, como vice da petista. No sábado, Temer participa da convenção nacional do PMDB, também em Brasília, e não confirmou presença na convenção petista.

Outros partidos

Outras legendas também já definiram as datas para as convenções. O PSB, de Ciro Gomes, realiza a convenção nacional em Brasília, no dia 14 (segunda). Na quarta (16), é a vez do PCdoB. PPS e PSTU marcaram os encontros nacionais para 26 de junho. DEM e PSOL optaram por promover as convenções no final do mês, em 28 e 30 de junho, respectivamente.

UOL Eleições

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal