Início » Bombeiros atenderam 34 ocorrências de queimadas urbanas em 14 dias

Bombeiros atenderam 34 ocorrências de queimadas urbanas em 14 dias

por Redacao
0 comentário

O Corpo de Bombeiros realizaram no período de 28 de maio até 14 de junho um total de 34 atendimentos de queimadas urbanas. De acordo com estatísticas do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), do total de ocorrências geradas e atendidas, três foram na região urbana do Centro; sete foram registradas na região do Segredo; cinco no Prosa; seis no Bandeira; cinco na região do Anhanduizinho; quatro na região do Lagoa e quatro no Imbirussu.

“Na maioria das vezes são ocorrências que poderiam ser evitadas com hábitos simples como fazer a manutenção do terreno ou quintal, sem precisar acumular mato ou lixo e depois ter que queimá-los”, disse o 3º sargento Santiago Silva Júnior, do Centro de Proteção Ambiental (CPA).

Sargento Santiago orienta a população a não queimar lixo e entulhos que estão à espera dos caminhões de mutirão de limpeza da prefeitura. “Os moradores devem checar corretamente o dia certo em que haverá mutirão para não acumular lixo em frente de casa ou em terrenos baldios”, orienta.

Outra opção é garantir a limpeza do terreno contratando serviços de carroceiros. “Muitos moradores até fazem a limpeza dos seus quintais e terrenos baldios, mas preferem eliminar o lixo colocando fogo. O risco de incêndio pode ser evitado contratando carroceiros que levam estes entulhos para depósitos específicos”, disse.

As queimadas urbanas também trazem risco para a saúde, “com a fumaça que causa intoxicação, tanto para quem provoca quanto para os próprios vizinhos, o que resulta em grande movimento nos postos de saúde”, afirmou. Sargento Santiago ressalta ainda que as queimadas urbanas acontecem geralmente no fim de semana, principalmente no sábado, no fim da tarde. “É o dia em que as famílias tiram o dia para realizar a limpeza de casa e dos quintais”, comentou.

Denúncias

Denúncias para quem está provocando queimada urbana podem ser feitas para a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat) pelo telefone 3318-9023.

 Sargento Santiago explica que ao receber a denúncia, a Decat também a repassa para a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur). De acordo com dados do município, apenas no primeiro trimestre deste ano, a Semadur expediu 68 autos de infração por causa de queimadas, número que superou o mesmo período de 2009, quando foram expedidos 61 autos de infração. A multa, para estes casos, varia de R$ 1,3 mil a R$ 5,2 mil.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal