TRIBUNAL DE CONTAS-SINDROME DE DOW_ABRIL 2024

 

Início » Senar/MS investe na formação dos instrutores na área de segurança no trabalho

Senar/MS investe na formação dos instrutores na área de segurança no trabalho

por Redacao
0 comentário

O trabalhador rural que realiza atividades em altura precisa se adequar às técnicas de segurança, tal como prevê a NR – 35, norma regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos e medidas de proteção no trabalho em desnível. Para atender essa demanda e as exigências dessa norma o Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural capacita seus instrutores.

A NR - 35 é a norma regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos e medidas de proteção no trabalho em desnível.

A NR – 35 é a norma regulamentadora que estabelece os requisitos mínimos
e medidas de proteção no trabalho em desnível.

Uma dessas capacitações foi realizada na sede da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS,  neste sábado e domingo (18 e 19) e ministrada pela empresa Prosert – Treinamentos e Assessoria em Segurança no Trabalho.

Segundo a consultora do Senar/MS, Vanusa Borges, a qualificação é o passo inicial para criação do curso NR-35. “Existe uma grande demanda por essa capacitação no meio rural. Principalmente, porque está correlacionado com a NR 33, que regulamenta os trabalhos em espaços confinados, ensinando técnicas de escalada, descida e salvamento”, afirma.

Nos dois dias de capacitação, total de 16 horas de aulas, participaram sete instrutores, a consultora, Vanusa Borges e o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta. “O curso serve para que os trabalhadores rurais, como por exemplo aqueles que atuem em armazéns, executem suas tarefas de maneira eficiente, mas principalmente com total segurança. A capacitação abrange tudo, desde os cuidados no solo até como fazer nós precisos”.

Para o instrutor, Miguel Catharini Neto, o treinamento proporcionou troca de experiências entre os participantes e atualização de conhecimentos na área de segurança. ” O curso, sem dúvida, me ajudará muito no desenrolar das atuações no campo, como no resgate de pessoas”, exemplifica.” Fiquei satisfeito com a oportunidade de aprender a parte prática da NR – 35 que se aplica a todos os trabalhadores que atuam em desnível superior a 2 metros”.

Entre as técnicas aplicadas, os participantes puderam conhecer métodos de medidas de controle;  gestão de segurança em altura; nós, voltas e sistemas de ancoragem; prática de movimentação com talabartes e linhas de segurança; prática de descensão; noções práticas de resgate e auto resgate; entre outros.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal