Indígenas de Aquidauana participam de oficina gratuita de cerâmica Terena

A importância de preservar e disseminar a cultura terena na região e no MS, mobilizou um grupo de indígenas de Aquidauana, da aldeia Limão Verde, para participar de uma oficina em cerâmica terena. A oficina foi ministrada na própria aldeia Limão Verde, pela professora Rosenir Batista e Zenilda Batista, da aldeia Cachoeirinha, do município de Miranda.

Ao todo, foram oito dias de curso, que buscou incentivar os alunos das Aldeias Limão Verde e Buritizinho a desenvolverem habilidades artísticas na produção do artesanato em cerâmica terena. A oficina contou com a participação de 11 alunos, que aprenderam a fazer travessas, moringas, jarras em formato indígena.

O curso foi ministrado pela professora Rosenir Batista e Zenilda Batista, da aldeia Cachoeirinha, do município de Miranda – Foto: Divulgação

Essa oficina foi ofertada gratuitamente para os indígenas de Aquidauana, realizada através do Governo do Estado via Fundação de Cultura de MS (FCMS) em parceria com a Prefeitura de Aquidauana .

Na aldeia Limão Verde, foi realizada a entrega dos certificados aos indígenas que concluíram o curso. Participaram da solenidade de encerramento do curso, o secretário de Cultura e Turismo de Aquidauana, Youssef Saliba, a diretora executiva do gabinete – Selma Suleiman, que representou o prefeito Odilon Ribeiro; Katienka Klain – Gerente de Desenvolvimento das Atividades Artesanais da FCMS, Josiane Gaboardi – Gestora de Eventos da FCMS, Cacique Antônio dos Santos – Aldeia Limão Verde, Cacique Jaime Rafael – Aldeia Buritizinho.

O secretário municipal da SECTUR, Youssef Salina parabenizou aos indígenas pela conclusão do curso e ressaltou que as cerâmicas e artesanatos indígenas são símbolos da cultura e valorizados no segmento turístico e cultural, além de servir como fonte de renda para as famílias. “Muito bom ver a conclusão dessa oficina de cerâmica e pintura terena, uma forma de arte que ajuda a trazer renda para as famílias indígenas. Muito importante esses artesanatos, que são muito valorizados onde são expostos, fazendo sucesso em exposições e feiras de turismo e cultura no Estado e fora de MS”, completou o secretário. Fonte: AGECOM

Comente esta noticia...

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com