Praticar judô proporciona diversos benefícios à saúde

“Comecei a praticar judô aos oito anos e desde então minha vida foi transformada pelo esporte”, fala judoca sul-mato-grossense, que coleciona diversos títulos 

Manter o corpo em movimento é sem dúvidas uma ótima forma de ter uma vida mais saudável, mas, associar uma atividade ou exercício físico a outros bons hábitos, como uma alimentação equilibrada, por exemplo, pode trazer proporcionar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Uma boa opção para quem quer movimentar-se e ainda colecionar uma série de benefícios é o judô. Versátil, a arte marcial pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

A judoca sul-mato-grossense Letícia Menino já coleciona vários títulos – Foto: Divulgação

Gislaine Mendonça, presidente da Associação Esportiva Marruá, aqui de Campo Grande, destaca os inúmeros benefícios para quem pratica o esporte. “O judô é bastante conhecido pela disciplina e o respeito às pessoas, mas seus benefícios vão muito além disso, ele trabalha valores, como honestidade, humildade e solidariedade, desenvolve algumas habilidades como coragem, agilidade, equilíbrio, velocidade, confiança e autocontrole, além de auxiliar na concentração e promover a interação entre os participantes, o que é muito importante para todos nós”.

Apesar da pouca idade, a judoca sul-mato-grossense Letícia Menino já coleciona vários títulos: tricampeã brasileira, campeã pan-americana, campeã mundial escolar e campeã regional e estadual. Ela fala como esporte mudou sua vida.  “Comecei a praticar judô aos oito anos de idade em um projeto da escola e desde então minha vida foi transformada pelo esporte. Conquistei vários aprendizados, tive várias superações, minha saúde mental e física evoluíram demais. Enfim, praticar esporte só me trouxe benefícios”, pontua a atleta.

Rodrigo Miziara, ortopedista especialista em medicina do exercício e esporte de Campo Grande alerta “não é segredo para ninguém que a atividade física promove inúmeros benefícios para a nossa saúde, além da melhor performance física ela também previne eventos cardiovasculares e trata distúrbios de ansiedade”.

O especialista destaca que é importante escolher uma atividade física com a qual nos identifiquemos para praticar e ainda ressalta a importância de passar por uma avaliação médica antes de iniciar a prática. “Antes de começar qualquer atividade é essencial passar por uma avaliação médica para traçar seus objetivos e metas individuais”, conclui o médico.

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com