Metas para 2022: exemplos dos anos anteriores importam muito

Começou a ver algumas chamadas de propaganda de retrospectiva 2021 e deu aquele arrepio na espinha? Viu uns artistas de branco para a vinheta de fim de ano e pensou: “mas já?”.

A gente te entende! A sensação de que o tempo está voando é cada vez mais intensa. A aproximação do final do ano faz com a gente pense nas metas para 2022 e nos exemplos, não é mesmo? Ainda mais esse, que está vindo com esse gostinho tão aguardado de recomeço de verdade!

Mas, antes de brindarmos o Ano Novo, te convidamos a finalizar o ciclo anterior para poder iniciar o próximo com o pé direito. Aliás, com os dois pés!

2021 não foi um ano fácil para muita gente. Com eita atrás de vish, chegamos em novembro. Por isso mesmo, não é tão simples olhar para trás e pensar em tudo que passamos. Mas isso é fundamental para que a gente possa fechar o ciclo e traçar as metas para 2022 de forma consciente e eficiente!

A ideia é dar uma espiadinha por cima do ombro e pensar nos destaques que aconteceram nesses últimos meses. Você vai perceber que muita coisa boa aconteceu também.

Vamos começar pensando sobre isso! Puxe um papel e uma caneta e anote aí:

Os top 10 momentos em que você se sentiu muito feliz. Sim, eles existiram. Pense e registre no papel.

Agora, relembre e anote porque você se sentiu feliz quando passou por esses momentos.

Próximo passo: repetir os dois anteriores! Isso mesmo: coloque mais 10 momentos nessa lista.

“Katrina, como assim? 2021 não teve tanto momento bom, não!”

Eu garanto que teve! Essa é a beleza dessa reflexão: você vai lembrar de coisas e situações que te fizeram sentir tão bem, mas que acabaram ficando meio esquecidas…

Não precisa ser um acontecimento marcante, que revolucionou sua vida! Pode ser aquele dia em que você chegou em casa se arrastando e seu bichinho te recebeu com tanto carinho que você até se esqueceu que estava cansado.

A aproximação do final do ano faz com a gente pense nas metas para 2022 e nos exemplos, não é mesmo? – Foto: Reprodução

Antes de chegarmos em exemplos de metas para 2022 para te ajudar nesse planejamento,  precisamos pensar naquilo que não foi tão bom assim. Hora de olhar para o retrovisor do outro lado…

E se eu não gostar do que encontrar?

Está tudo bem! Ou, pelo menos, vamos encontrar formas de fazer com que fique tudo bem!

Se você tinha metas anotadas para 2021, é um ótimo momento para pegar essas anotações. O que deu certo? Marque um check e abrace essa sensação de missão cumprida! Parabéns!

Para os itens que ficaram sem receber essa marquinha, pense o seguinte sobre cada um deles:

Essa meta realmente era algo que eu queria ou precisava muito?

O quanto eu dei a devida importância para ela, pensando em maneiras de fazer acontecer durante o ano?

O quanto eu realmente coloquei esse plano em prática? E por quê?

Se você se dedicou mesmo e ainda assim não deu certo, não se desespere! Isso é um indicador de que está na hora de recalcular a rota e buscar um novo caminho para fazer acontecer. Mas, antes, pense o seguinte:

“Eu quero que esse item esteja na minha lista de metas para 2022? Por quê?”

A meta é sua. A vida é sua. Os planos são seus – e de mais ninguém. Então, seja o mais sincero possível, já que é você quem vai ficar realizado ou frustrado ao chegar no final de 2022 e fazer esse balanço de novo…

Ninguém vai te julgar se você riscar essa meta da lista. Na verdade, se você não contar, ninguém vai nem saber. Eu prometo que também não conto!

O foco da sua lista de metas para 2022 precisa, mais que nunca, ser um só: a sua felicidade!

E como traçar metas para 2022? E os exemplos?

Segure aí com você todas as anotações que você fez ao olhar pelo retrovisor. Elas vão ser importantes para essa etapa também.

Agora, nosso foco está lá em dezembro do próximo ano.

“Katrina, como assim? Eu não tenho que começar a planejar pelo primeiro dia de 2022?”

Essa é uma das suas opções, sim. Mas você vai conhecer uma técnica diferente: o planejamento reverso, ou seja, de trás para frente.

Feche os olhos e se imagine passando o réveillon dos seus sonhos!

Onde você está? Com quem? É uma festa? Um lugar afastado? Uma praia maravilhosa? Ou sua casa com as pessoas que você gosta celebrando com você?

Vamos chegar na parte do brinde já, já!

Mas, antes, volta pra cá um pouquinho: toda essa felicidade que você sente ao pensar nesse momento também é formada por muitos momentos maravilhosos que vão ter acontecido. Eles precisam fazer parte de sua lista de metas para 2022.

Quais são as primeiras coisas que vem à mente quando você pensa sobre isso?

Quais são os 5 principais acontecimentos que podem fazer com que você chegue a esse brinde se sentindo realizado?

Comece uma nova folha. Anote esses grandes acontecimentos que você almeja em forma de objetivos, do último ao primeiro.

Eu também quero muito ficar milionária, por exemplo, mas, esses zeros a mais não vão aparecer na minha conta se eu não traçar um plano bem detalhado e realmente ir atrás do que preciso para isso. Então, nós vamos montar um plano de ação para que você chegue em dezembro de 2022 marcando um check em todos os itens!

Anote aí, para cada uma das suas metas:

O que você quer exatamente? Qual é o objetivo final?

Como você vai medir ou descobrir se realmente chegou a esse objetivo? O que vai te indicar isso?

Essa meta é realista? Ela pode mesmo se tornar realidade?

Em quanto tempo você vai fazer isso acontecer? Dica: se for um espaço muito grande de tempo, quebre em metas menores!

Agora, pegue as anotações de tudo o que foi bom e do que poderia ter sido melhor ao longo desse ano e compare com a lista de metas para 2022. Falta acrescentar algo? Tudo o que está lá continua fazendo sentido para você? O foco de todas elas é a sua felicidade?

Então, eu estou pronta para te desejar um Feliz Ano Novo, porque sei que agora você está pronta para fazer com que realmente seja assim!

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com