Início » Festa de Nossa Senhora do Carmo entra para Calendário Oficial de Eventos de MS

Festa de Nossa Senhora do Carmo entra para Calendário Oficial de Eventos de MS

por Redacao
0 comentário

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou o projeto de Lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, a Festa de Nossa Senhora do Carmo, foi sancionado e transformado na Lei Nº 5.753. A data é celebrada anualmente no dia 16 de julho.

A festa acontece todos os anos no dia 16 de julho, sendo organizada pela população local, com apoio do Exército Brasileiro e da Prefeitura do Município, através da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico.

A programação inclui missa, tradicional novena, procissões, shows musicais e dança. No dia da festa, a imagem é carregada por um guarda real com vestimentas de gala da época do Império durante a procissão, que segue da capela para a vila militar e termina no Rio Paraguai.

No dia da festa em Forte Coimbra, a imagem é carregada por guardas com vestimentas de gala da época do Império durante a procissão – Foto: Divulgação

História de devoção:

Credita-se a Nossa Senhora do Carmo, milagres ocorridos durante as batalhas contra espanhóis e paraguaios, em 1801 e 1864, respectivamente. Na primeira batalha, a Santa teria livrado a guarnição militar do Forte, que contava com 110 homens, cinco canoas e três canhões, de um massacre no dia 17 de setembro de 1801, quando o exército espanhol formado por 600 homens, navios e 30 canhões, tinha ordem de ocupar o lugar na disputa pelo território com Portugal. Após nove dias de batalha, os espanhóis venceram, mas, bateram em retirada ao verem a imagem da Santa na entrada do Forte.

A segunda manifestação ocorreu durante a Guerra do Paraguai. No dia 28 de dezembro de 1864, a tropa paraguaia com 3,2 mil homens, 41 canhões, 11 navios e farta munição cercou o forte. Os brasileiros, com 149 homens, resistiram até o segundo dia, quando um soldado exibiu a imagem da Santa na muralha do forte e os inimigos suspenderam o fogo, permitindo a fuga dos sobreviventes. Hoje, uma imagem em concreto da Santa se destaca na mesma muralha, de frente para quem sobe o Rio Paraguai.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal