Aquidauana: Vem aí a Prova Santa Delfina de Canoagem

A mais antiga e tradicional prova de canoagem do Brasil está marcada para o final deste mês em Aquidauana. A Prova Santa Delfina é realizada há 35 anos nas águas do caudaloso rio Aquidauana de forma ininterrupta e reúne canoístas de várias partes do país.

Santa delfina prova de canoagem do Brasil está marcada para o final deste mês – Foto: Reprodução

De acordo com a organização do evento, a prova terá largada no dia 28 de novembro, às 9h30min, na Pousada Cachoeira do Campo, no distrito de Camisão, e a chegada na Prainha de Anastácio, percorrendo um total de 16 quilômetros. A prova encerra o Campeonato Estadual de Canoagem.

A Santa Delfina é tão respeitada que por varias vezes teve a participação do medalhista de ouro na Paralimpíada de Tóquio 2020, Fernando Rufino de Paulo, o “Cowboy de Aço” e entre outros atletas de destaques em nível nacional.

A 35ª edição da Prova Santa Delfina de Canoagem é uma realização do Clube de Regatas Aquidauana e supervisão da Federação de Canoagem de MS. Apoio: Prefeitura de Aquidauana, por meio da Fundação de Esportes (FEMA) e Fundesporte MS.

 

Origem

A tradicional competição de canoagem foi assim denominada pelo ex-prefeito Cristóvão de Albuquerque, em homenagem ao vapor ‘Santa Delphina’, uma das embarcações que, por volta de 1892, fazia o percurso entre Miranda e Aquidauana, trazendo mercadorias vindas pelo rio Paraguai e que desembarcavam no porto fluvial da Prainha de Anastácio. A embarcação era de propriedade do coronel Chico Alves. Com informações da AGECOM

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com