TRIBUNAL DE CONTAS-SINDROME DE DOW_ABRIL 2024

 

Início » Prefeito de Cuiabá é afastado do cargo e chefe de gabinete é preso por irregularidade na Secretaria de Saúde

Prefeito de Cuiabá é afastado do cargo e chefe de gabinete é preso por irregularidade na Secretaria de Saúde

por Redacao
0 comentário

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) foi afastado da função, nesta terça-feira (19) por ordem da Justiça em investigação sobre improbidade administrativa e ilegalidades na Secretaria Municipal de Saúde. O chefe de gabinete da prefeitura, Antônio Monreal Neto, foi preso temporariamente.

Emanuel Pinheiro (MDB) foi afastado da função, nesta terça-feira (19) por ordem da Justiça –  Foto: Prefeitura de Cuiabá

Além do afastamento do prefeito e da prisão do chefe de gabinete, acontece nesta manhã a busca e apreensão no prédio da prefeitura e na casa prefeito e de sua esposa, Márcia Aparecida Kuhn Pinheiro. Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), as medidas foram tomadas cautelarmente após investigações apontarem indícios de ilegalidades na Secretaria Municipal de Saúde.

Por meio de nota, o prefeito Emanuel Pinheiro informou que está à disposição das autoridades (leia a nota na íntegra no final da reportagem).

Operação Capistrum

Na operação deflagrada nesta terça pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária Civil, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e sequestro de bens em desfavor do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e a mulher dele, Márcia Aparecida Kuhn Pinheiro, do Chefe de Gabinete Antônio Monreal Neto, da Secretária Adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos Ivone de Souza e do Ex-Coordenador de Gestão de Pessoas Ricardo Aparecido Ribeiro, bem como de afastamento da função pública em relação a Emanuel Pinheiro, Antônio Monreal Neto e Ivone de Souza, e prisão temporária de Antônio Monreal Neto.

Além da medida criminal determinada pelo Egrégio Tribunal de Justiça, o Ministério Público propôs, através do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, ação cível por ato de improbidade administrativa visando a aplicação das sanções da lei de improbidade, bem como apresentou pedidos de indisponibilidade de bens e afastamento de agentes públicos.

Leia a nota na íntegra do prefeito Emanuel Pinheiro:

“O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, informa que recebeu notificação judicial na manhã de hoje (19) sobre investigação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

Recebeu com surpresa decisão que gerou afastamento de suas funções em razão de apuração por contratação irregular de servidores da Saúde em Cuiabá.

Amparado pela transparência, o gestor púbico posteriormente irá se manifestar à população e imprensa.

Reitera que está à disposição das autoridades competentes e vai colaborar para o pronto esclarecimento dos fatos.” Com informações do G1

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal