Aquidauana promove atividade sobre prevenção ao câncer de mama no CEM

Como parte das ações da campanha “Outubro Rosa”, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana (SESAU), promoveu uma atividade voltada para servidores da rede pública, sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.

Palestraram a enfermeira Ana Maria Ribeiro de Melo e a psicóloga Edilaine de Medeiros Pessoa – Foto: Divulgação

Com palestra e dinâmicas em grupo, o assunto foi abordado de forma abrangente, incluindo demonstração da maneira correta para o autoexame das mamas. Palestraram a enfermeira Ana Maria Ribeiro de Melo e a psicóloga Edilaine de Medeiros Pessoa.

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

De acordo com a secretária Cláudia Franco, a ação foi organizada no intuito de alertar às servidoras que é importante lembrar de cuidar de si mesmo. “Nós que somos trabalhadoras da saúde, estamos no atendimento diário do população,  chegamos em casa, muitas vezes, pra dar atenção aos filhos e família e, daí, acabamos esquecendo de cuidar de nós mesmas”, lembrou a secretária.

“Esta atividade de hoje e durante todo o mês de outubro é para isso, para nos lembrar e alertar que somos mulheres fortes e ativas, temos um valor profissional imenso e, mas, que, principalmente, não podemos esquecer de nos cuidar também”, frisou Cláudia Souza. Com informações da AGECOM

 

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com