Você sabia que as finanças podem impactar em nossa saúde?

Você já se sentiu ansioso ao pensar sobre as suas finanças? Aposto que sim! Pois saiba que esta é a realidade de muitas pessoas e que as finanças podem impactar, de fato, na saúde e bem-estar de todos nós.

As dívidas, muitas vezes, acabam nos tirando o sono, mas de acordo o PhD em economia, Michel Constantino, convidado para falar do assunto no sexto episódio do podcast Cuidar de Você da Unimed Campo Grande: Saúde Financeira é Essencial para o seu Bem-Estar, há um caminho para resolver o problema: planejamento.

Especialista em economia dá dicas para colocar as contas em dia – foto: Divulgação

Segundo ele, para organizar as finanças “primeiro é necessário descobrir qual o seu perfil de investimento, se você gosta de correr riscos, abrindo mão de fazer um seguro para o carro, por exemplo, ou se você é mais conservador, que é aquela pessoa que procura um investimento seguro e mais sólido, prevenindo-se de ter problemas no futuro”.

Para quem quer fazer algum investimento, Michel questiona: “você tem alguma dívida? Se há dívida, primeiro é preciso saná-la e só depois investir, porque 99% das vezes, o juros de uma dívida é maior do que você ganharia com um investimento. Então, a primeira coisa a se fazer é pagar a dívida”, enfatiza.

A dica do economista para isso é se planejar. “Basta anotar em um caderno, planilha, ou aplicativo tudo o que você gasta e isso não pode ser mais que 50% do seu orçamento com as contas básicas, como água, energia, alimentação”, pontua.

Michel Constantino destaca a regra 50 15 35, uma forma de dividir todas as despesas em três grandes categorias, onde 50% do orçamento é destinado aos gastos essenciais como alimentação, moradia, transporte, educação e saúde. 15% ao pagamento de dívidas e, caso não as tenha, pode ser usado para investimentos, aplicações, poupança, etc., e 35% destinado a gastos com estilo de vida, como lazer, viagens e academia, por exemplo.

O especialista reforça que apesar das dívidas, é importante continuar sonhando em viver experiências, seja viajando, conhecendo bons restaurantes ou adquirindo bens materiais, desde que se mantenha as finanças organizadas e bem planejadas.

Para saber mais sobre Saúde Financeira É Essencial Para O Bem-Estar, sexto episódio do podcast Cuidar de Você, com o especialista em economia Michel Constantino, basta acessar nosso Spotify (https://bit.ly/PodcastUnimedCG) e Youtube (https://bit.ly/PodcastUnimedCGYoutube).

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com