Rio sobe e avança sobre casas de ribeirinhos no Distrito Águas do Miranda, em Bonito

“Recebemos informação às 10h desta quinta-feira (21) de janeiro que a água avançou aproximadamente 50 metros, na comunidade, envolvendo duas ruas e três travessas.”, afirma a Coordenadora, Ana Cristina Trevelin.

Na região entorno do Distrito choveu cerca de 100 mm nas últimas 24h e na sede do Distrito, 70 mm. Até o momento os ribeirinhos estão refugiados na Escola Municipal do Distrito, casas de vizinhos e parentes, os ribeirinhos têm o hábito de colocar seus pertences em Canoas enquanto acompanham o fluxo das águas.

Água do rio Miranda no distrito invadiu casas de ribeirinhos – Foto: Divulgação/PMB

Está sendo acompanhando diariamente o nível do rio e está sendo prestado todo o suporte às famílias. Ontem (20) de janeiro a Secretaria Municipal de Obras esteve no local para levar, lona e verificar outras demandas.

Amanhã, dia (22) de janeiro, a comunidade está se organizando para realizar um mutirão de limpeza, para evitar que as águas levem lixo para o leito do Rio Miranda.

Alerta

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu alerta para a cheia do rio, que já estava sendo monitorado pelas equipes do Estado. A estação da estrada MT-738, que fica no encontro do Rio Miranda com o Rio Nioaque, marcou 9,75 metros nesta sexta-feira (22) e esta em estado de emergência desde terça-feira, quando ultrapassou os 6,5 metros. O nível médio do rio é de 3 metros.

Outros municípios que estão em alerta para cheias são:  Aquidauana, Anastácio, Miranda e Coxim, que também está em alerta, com o Rio Taquari a 4,4 metros.

 

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com