Vídeos de agressões e brigas na Praça Agenor Carrilho viralizam nas redes sociais

No último domingo, 15 de novembro a Praça Agenor Carrilho, no centro de Miranda foi palco de horror que acabou se transformando em muitos posts nas redes sociais.

Após a divulgação do resultado das eleições municipais, centenas de pessoas se concentraram no centro da praça, tomaram bares, conveniências, sorveterias, localizadas no entorno da praça Agenor Carrilho.

A festa que deveria ser pela vitória da democracia acabou se transformando num show de horrores. Nos vídeos que circularam nas redes sociais, mulheres, homens, jovens se envolvem em agressões físicas, que vão desde puxões de cabelos, socos, chutes na cabeça e no rosto, até arremesso de cadeiras e garrafas.

O que se observa através das imagens, é que famílias com crianças se desesperam na tentativa de deixar o local, o mais rápido possível.

Praça Agenor Carrilho que já foi palco de importantes movimentos culturais, políticos, sociais e religiosos – Foto: Reprodução

Outra coisa que chama atenção nos vídeos é que além da briga e da aglomeração de pessoas, nenhuma fazia uso de máscara para proteção ao Covid-19.

Essa situação vem se repetindo a todos os finais de semana. No sábado que antecedeu as eleições municipais a Policia Militar teve que intervir utilizando balas de borracha na tentativa de dispersar a multidão.

Moradores da região central da cidade, há muito tempo reclamam do volume de sons automotivos que se concentram nas ruas no entorno da praça. Fiéis que costumam frequentar as missas dominicais na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, especialmente aos domingos a noite dizem que estão inseguros e com medo.

Pelas redes sociais, em especial o facebook mirandenses pedem providências urgentes ás autoridades da cidade.

“Não podemos levar nossas crianças ao parquinho, comer um lanche, tomar um sorvete, nada. A praça foi literalmente tomada por pessoas que não conseguem conviver em sociedade e tão pouco respeitam o espaço que é público”, reclamaram vários internautas.

A importância histórica das praças

Historicamente as praças possuem importância no mundo todo, uma vez que a cidade é uma construção social, histórica, econômica, cultural e simbólica que se apresenta em sua configuração de diferentes formas especiais.

Dentre essas, desde os tempos mais remotos, destacam-se as praças públicas enquanto um espaço importante á vivência da cidade, especialmente no que se refere ás práticas de sociabilidade, lazer, cultura e cidadania.

A Praça Agenor Carrilho que já foi palco de importantes movimentos culturais, políticos, sociais, religiosos e também está na memória afetiva de muitas pessoas que vivenciaram momentos importantes da cidade e da vida pessoal, hoje pede socorro.

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com