GOVERNO_DENGUE_MARÇO 2023

 

Início » UEMS aprova proposta para aulas remotas

UEMS aprova proposta para aulas remotas

por Redacao
0 comentário

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio de reunião virtual realizada nesta terça-feira (19), em continuidade ao dia anterior, concluiu a votação sobre proposta que estabelece diretrizes para o retorno das aulas remotas na Universidade.

As discussões por parte dos membros do Conselho salientaram a preocupação com a falta de acesso à Internet por parte de alunos. Frente a isso, as propostas consideraram meios para garantir a este público, a execução das atividades acadêmicas. Outro destaque aprovado foi a flexibilização dos cursos em relação à organização de Calendários Acadêmicos diferenciados, respeitando as particularidades regionais de uma instituição multicampi como a UEMS.

“É importante destacar que a gestão está em trabalho constante desde o ínício da pandemia, visando minimizar os impactos negativos que essa crise possa ter na qualidade do ensino dos alunos. A aprovação de hoje estará respaldada pelo Plano de Biossegurança elaborado pelo nosso Comitê Muldisciplinar de Ações de Urgências e Emergências em Saúde (CAUES), em conjunto com as gerências de Unidade”, afirma a vice-reitora Celi Côrrea Neres.

Reunião virtual do CEPE durou 2 dias e teve participação de 90 Conselheiros – Foto: Divulgação

Celi ressalta o ineditismo da reunião virtual do Conselho, âmbito no qual as decisões foram tomadas. “Ainda não havíamos utilizado uma plataforma virtual para uma votação tão importante como a destes dois últimos dias. No CEPE, os debates foram fundamentais para estabelecermos a condução dos trabalhos da UEMS, a partir de agora”, explica a vice-reitora.

Foi exibida aos Conselheiros e ao público que acompanhou as reuniões virtuais, a apresentação intitulada “Ações para Ampliação e Aperfeiçoamento do Ensino Remoto da UEMS”, com uma série de eixos a serem trabalhados. O documento teve como referência as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio do Parecer CNE /CP N. 5/2020 – Colegiado: CP Aprovado em 28.04.2020.

As discussões do CEPE também foram orientadas por documentos que englobaram resultados obtidos via questionários, avaliações e relatórios das coordenações de curso encaminhados à Pró-reitoria de Ensino (PROE), no âmbito da pós-graduação, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), e de análises da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC). O Diretório Central dos Estudantes (DCE) também forneceu um balanço respondido por alunos da UEMS.

O reitor Laércio Alves de Carvalho ressalta a importância da Universidade em garantir a transmissão do CEPE, na qual os Conselheiros puderam se manifestar e votar, e pode ser acompanhada pelo público externo.

“Agradeço aos servidores que trabalharam de modo intenso e dedicado para a transmissão deste Conselho virtual. Também elogio a participação massiva da comunidade acadêmica. Isso é democracia. Foi um grande desafio, agora suprado, e que entra para a história da UEMS. Por fim, reconheço a participação dos Conselheiros do CEPE que, por meio de decisão conjunta da maioria, comprovaram o amadurecimento de nossa instituição”, afirmou Laércio.

O reitor da UEMS ressalta que, com esta decisão, a UEMS prosseguirá avançando no aprimoramento da dinâmica das aulas remotas, se atentando à questão dos Calendários Acadêmicos que serão trabalhados de modo a preservar os alunos de quaisquer prejuízos, oportunizando o desensolvimento das pessoas e do MS.

“Reafirmo o compromisso de nossa gestão em buscarmos todas as alternativas possíveis para reforçar a qualidade das aulas remotas. Penso que a Universidade ganha com essa decisão, ao não suspender suas atividades e mantendo o vínculo e o protagonismo com a sociedade sul-mato-grossense. O ensino, a pesquisa e a extensão prosseguirão na UEMS sempre atendendo aos protocolos de saúde e às recomendações de nosso Plano de Biossegurança”, finaliza o reitor da UEMS.

Proposta Aprovada

Segue texto encaminhado pela Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) com a proposta aprovada: “Os Conselheiros aprovaram a sugestão de proposta conjunta, que prevê: Retomada das aulas remotas, segundo conveniência de cada curso, no mínimo 15 dias e, no máximo, até 22 de junho de 2020 (podendo, com a anuência da PROE, ser prorrogado em casos excepcionais), segundo diretrizes apresentadas pela gestão na abertura dos trabalhos, condicionada, ainda, a:

1) Estabelecimento de ações voltadas à melhoria de acesso dos alunos, conforme apresentado pela Vice-Reitora e sob a responsabilidade da Administração Central da UEMS;
2) Flexibilização do calendário acadêmico a fim de atender as especificidades de cada curso, cujo encerramento do ano letivo poderá dar-se até 31/01/2021, podendo sofrer alteração por causa das aulas práticas e de estágios;
3) Flexibilizar a oferta de disciplinas, conforme planejamento de cada curso, podendo ser adotado a organização modular ou outra estratégia que atenda às necessidades de cada curso, se for o caso;
4) Flexibilizar, no calendário acadêmico, o ajuste de matrícula a qualquer tempo, permitindo matrícula/suspensão em disciplinas pelos alunos em atividades remotas;
5) Ajustar o calendário acadêmico com previsão de recesso discente e docente de 21/12/2020 a 03/01/2021 e férias docentes após a finalização do calendário acadêmico;
6) Propor plano de ação diferenciada para o atendimento dos alunos indígenas da UEMS.
7) Flexibilizar o calendário e o retorno das atividades dos cursos e programas de pós graduação de acordo com as específicidades de cada um discutidos com PROPPI”.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal