PREFEITURA MIRANDA_DENGUE MARÇO

 

Início » IFMS adota medidas de prevenção ao coronavírus

IFMS adota medidas de prevenção ao coronavírus

por Redacao
0 comentário

Os campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começaram a adotar medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). As ações seguem as orientações do Ministério da Educação e estão alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde. Não há recomendação para que as aulas sejam suspensas.

O Campus Campo Grande disponibilizou álcool em gel a estudantes e servidores nos corredores dos blocos e afixou orientações nos murais. O enfermeiro da unidade fará um trabalho de orientação em sala de aula.

Em Corumbá, materiais informativos estão afixados nos murais e banheiros, e os estudantes foram orientados sobre a importância de se manter hábitos de higiene. Um suporte com álcool em gel foi disponibilizado a alunos e servidores.

Dispensers de álcool em gel foram disponibilizados a estudantes e servidores de Campo Grande – Foto: Alessandro Ribeiro

No Campus Coxim, frascos de álcool em gel foram distribuídos nos setores e informações do Ministério da Saúde estão disponibilizadas em mural.  Estão previstas visitas em sala de aula para repasse de orientações aos estudantes.

O enfermeiro do Campus Dourados fará visitas às salas de aula para orientar os estudantes sobre como evitar a doença. Nos murais, é possível conferir as medidas de prevenção do Ministério da Saúde.

Em Naviraí, informações para prevenção ao coronavírus foram afixadas em mural e estão sendo compartilhadas com servidores e funcionários terceirizados por e-mail e redes sociais. Vídeos do Ministério da Saúde são exibidos no monitor, e dispensers de álcool em gel foram colocados à disposição da comunidade.

O Campus Nova Andradina adotou como medidas preventivas compartilhar vídeos nas redes sociais e disponibilizar álcool em gel em todas as unidades ondem ocorrem atividades do IFMS. A equipe de enfermagem iniciou uma ação nas salas de aula para repassar informações sobre higiene e comportamento saudável. Estudantes com gripe estão sendo monitorados.

A enfermeira do Campus Ponta Porã tem feito visitas a salas de aulas e setores para repassar instruções a estudantes e servidores. Além disso, o mural e o monitor no hall de entrada da unidade divulgam medidas preventivas à comunidade.

Em Três Lagoas, os assistentes de alunos orientam sobre hábitos de higiene, utilização álcool em gel e cuidados como o não compartilhamento do tereré. A recomendação é que as salas de aula fiquem com as janelas abertas.

Estratégia – Para alinhar as ações de prevenção ao coronavírus nos dez campi e reitoria, a reitora, Elaine Cassiano, convocou uma reunião por videoconferência com gestores e enfermeiros para esta sexta-feira, 13.

Na ocasião, serão repassadas informações que a reitora irá trazer da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que termina nesta quinta-feira, 12, em Brasília (DF).

Prevenção – O Ministério da Saúde mantém uma página na internet com todas as informações oficiais sobre o coronavírus (Covid-19). O site explica como a doença é transmitida e tratada, e traz dados atualizados sobre os casos notificados, o plano de contingência e a importância de se denunciar as fake news sobre o assunto.

Entre as principais medidas de prevenção estão:

  • lavar as mãos com água e sabão (assista o vídeo sobre a a forma correta de se lavar as mãos);
  • utilizar álcool em gel para ajudar na higienização das mãos;
  • cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
  • evitar aglomerações se estiver doente;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • não compartilhar objetos pessoais.

O Ministério da Saúde disponibilizou também os materiais da campanha nacional contra o coronavírus. Na página, é possível baixar arquivos de peças gráficas, spots e vídeos.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal