USA: Policiais a cavalo conduzem homem negro amarrado pelas ruas de cidade do Texas

No último dia 3 de agosto, um homem negro foi levado amarrado em uma corda por dois policiais a cavalo nas ruas da cidade de Galveston, estado do Texas, no USA.

Imagens de Donald Neely amarrado pelas ruas pela polícia gerou intensa revolta no USA –  Fotos: Reprodução / Redes Sociais

O caso escancarado de racismo gerou revolta na cidade e em todo o país, principalmente depois que as imagens e um vídeo foram divulgados nas redes sociais.

No vídeo ainda é possível ver que Donald Neely, de 43 anos, estava com uma espécie de saco plástico na cabeça. Entidades democráticas e anti-racistas do USA denunciam que tal atitude dos policiais se compara com uma cena dos tempos da escravidão.

Segundo a imprensa local, Donald estava sendo conduzido para a delegacia por ter sido acusado de invadir uma propriedade, o que não justifica a atitude dos policiais P. Brosh e A. Smith. Os dois agentes andaram com Neely amarrado por oito quarteirões.

Por meio do Facebook, a mãe de um dos filhos de Donald, Terrie Cotton, pediu ajuda. “Ele não é perigoso. É muito gentil e está disposto a ajudar. Ele não é um cachorro ou escravo. Foram longe demais”, disse.

Já o Departamento de Polícia de Galveston, em nota publicada numa rede social, tentou se “desculpar” como se as atitudes dos policiais configurassem apenas um “desnecessário constrangimento”, e não um hediondo crime de racismo contra um homem pobre e negro. Um oficial da polícia ainda disse que Donald estava usando uma máscara de solda e não um saco plástico, o que não retira a estupidez dos acontecimentos e a humilhação sofrida pelo homem.

Este novo caso de racismo é mais uma das inúmeras amostras de como os aparatos de repressão do Estados Unidos (que alguns chamam de “a maior democracia do mundo”) tratam os pobres e negros no país. Esta situação de humilhação contra a população é agravada pelas políticas racistas e antipovo do  Trump.

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com