Receita Federal libera os pagamentos do terceiro lote do IRPF 2019

A Receita Federal liberou, nesta quinta-feira (15), o pagamento do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2019 para quase 3 milhões de contribuintes. O pagamento fica disponível pelo prazo de 1 ano na conta informada pelo contribuinte na declaração.

Neste lote, estão contemplados 51.584 idosos entre 60 e 80 anos, 6.888 contribuintes com alguma deficiência física ou mental e 24.513 professores. As restituições são corrigidas em 2,58%, valor da taxa Selic referente ao período de maio a agosto. Neste mês, também há a liberação de Imposto de Renda para mais de 66 mil contribuintes que ficaram na malha fina entre 2008 e 2018.

Para verificar se a restituição foi liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone 146, informando o CPF e a data de nascimento. Caso tenha entrado no lote, a situação da declaração será “crédito enviado ao banco”.

Os lotes de restituição são liberados mensalmente e após as prioridades, o Fisco paga os contribuintes pela ordem de chegada. Há sete lotes de IR que são liberados entre junho e dezembro, sempre na segunda quinzena.

Mudanças no imposto

O governo deve enviar ao Congresso nas próximas semanas um projeto de reforma tributária que também vai mexer no imposto de renda. Entre as mudanças em estudos, estão as deduções, que podem acabar ou ter um teto criado, e também a faixa de isenção do Imposto de Renda. O presidente Jair Bolsonaro defende que trabalhadores que recebem até cinco salários por mês (equivalente a R$ 4.990,00) sejam isentos. Esta faixa, hoje, é para quem ganha R$ 1.903,98 mensais. A faixa inicial também pode ser corrigida pela inflação.

Comente esta noticia...

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com