Aquidauana apresenta Cidade Digital a gestores públicos em Campo Grande

Aquidauana, portal do Pantanal e localizada a 120 km da capital, se prepara para melhorar a conectividade do município, que beneficiará poder público, empresas e população. Em fase de implantação, o projeto do município será apresentado na próxima quinta-feira (25) a gestores públicos do Estado que participam, em Campo Grande, do I Fórum de Cidades Digitais do Centro do MS, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec).

O projeto do município será apresentado na próxima quinta-feira (25) a gestores públicos do Estado – Foto: Reprodução

Contemplada no programa federal de Cidades Digitais, dentro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Aquidauana recebe a infraestrutura com 26 km de fibra óptica para interligar 26 pontos públicos e ainda fornecer internet gratuita em três espaços (Avenida Pantaneta, Parque da Lagoa Comprida e Bairro Santa Terezinha) aos moradores.

O prazo para entrega da rede está previsto para julho deste ano. “Diversas ferramentas podem ser acrescentadas nessa rede. Aplicativos tributários, para saúde e educação serão inseridos e aguardamos ideias para ver o que a gente pode ampliar para atender melhor a população. Essa ferramenta chegou em boa hora, irá reduzir os custos com internet e telefonia. É uma grande oportunidade. A obra já está 40% finalizada”, conta o coordenador do projeto, Reginaldo Souza da Silva.

Além de secretarias e unidades públicas do município de 47 mil habitantes, Silva cita a possibilidade de melhorar o atendimento nos distritos. Cerca de sete mil índios também residem na região. “Será possível também a implantação de câmeras de monitoramento, ferramentas para monitoramento de enchentes e vários projetos que queremos lançar com a rede do Cidades Digitais. Melhorando o serviço de internet teremos muitas possibilidades de ferramentas tecnológicas para inovar a nossa cidade e quem sabe ser referência para outras cidades brasileiras”, enaltece o coordenador. Aquidauana também está inscrita no Projeto Internet Para Todos, que visa levar conexão a baixo custo às comunidades mais afastadas, e conta ainda com proposta para o Cidades Inteligentes.

Fórum de Cidades Digitais – O encontro na próxima quinta-feira (25) traz políticas públicas, modelos em andamento nas localidades e soluções de mercado. “O objetivo é levar informações a prefeitos, gestores e vereadores principalmente das pequenas e médias cidades. Investir em tecnologia é fundamental para desenvolver as localidades, tornando-as mais atrativas e oferecendo facilidades ao cidadão”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com