TRIBUNAL DE CONTAS-SINDROME DE DOW_ABRIL 2024

 

Início » Aulas começaram na Capital com campanha para trânsito mais seguro

Aulas começaram na Capital com campanha para trânsito mais seguro

por Redacao
0 comentário

As aulas começaram nesta semana na maioria das escolas particulares e públicas de Campo Grande. E para garantir um trânsito mais seguro e livre de acidentes, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio Agência Municipal de Transporte e Trânsito, em parceria com a Polícia Municipal, a BPMTRAN e a Policia Civil está em campanha na porta das escolas para inibir comportamentos inadequados.

A campanha é realizada na porta das escolas para inibir comportamentos inadequados – Foto: Divulgação

Os trabalhos iniciaram na segunda-feira e seguem por todo o mês de fevereiro. Para atingir o objetivo, está havendo o monitoramento das polícias e agentes de trânsito na entrada dos alunos na escola com a presença da fiscalização. Em paralelo, a Polícia Municipal garante a segurança para os alunos nos pontos de ônibus, terminais de transbordo e entrada das escolas do município.

O secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, explica que a ação tem por objetivo coibir vandalismo, briga e infrações que ocorrem em frente aos pontos de ônibus, terminais e escolas da Capital.

A operação também conta com o apoio do Drone da Polícia Municipal, iniciando hoje nas sete) regiões da capital sem previsão para encerramento, as incursões diárias ocorrerão principalmente nos horários de pico sendo na entrada e saída dos alunos manhã, tarde e noite.

Equipes da Polícia Municipal vão orientar os pedestres a atravessarem a rua com segurança e coibir infrações como formação de fila dupla e falta de itens obrigatórios de segurança nos veículos.

Já Chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Ivanise Rotta, diz ainda que a fiscalização também tem caráter educativo.

“É a partir do momento que não cometemos infração por respeitar a presença policial, estamos colaborando para que o trânsito funcione como um espaço coletivo harmônico”, diz Ivanise Rotta.

Além da fiscalização, a campanha também consiste em trabalhos lúdicos, como o teatro e a música como ferramenta para sensibilizar os responsáveis pelo transporte das crianças no que diz respeito à segurança no trânsito.

“Precisamos sensibilizar as pessoas que são responsáveis pelos alunos menores de idade que é essencial que sua postura, enquanto condutor ou pedestre, seja um exemplo positivo no trânsito.”

Dentre os objetivos principais da campanha esta a redução de infrações, tais como: fila dupla, estacionamento em local proibido, uso inadequado ou ausência dos equipamentos de segurança (cadeirinha, cinto de segurança, capacete), travessia na faixa de pedestre e velocidade adequada na via escolar, pois o acidente só acontece quando as pessoas desrespeitando as leis de trânsito não exercem seu papel de cidadão a fim de colaborar para um trânsito mais seguro.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal