PREFEITURA MIRANDA_DENGUE MARÇO

 

Início » Escolas de Mato Grosso terão aulas de história afro-brasileira e indígena

Escolas de Mato Grosso terão aulas de história afro-brasileira e indígena

por Redacao
0 comentário

A Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso e a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá vão executar projetos de formação de professores em história e cultura afro-brasileira e indígena.

A investigação foi aberta para verificar o cumprimento da Lei 9.394 de 1996

A ação é uma resposta a um inquérito aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) no estado para verificar se as comemorações do Dia do Índio nas escolas se davam de forma estereotipada, configurando a manutenção do preconceito contra as populações tradicionais.

De acordo com o MPF, a investigação foi aberta para verificar o cumprimento da Lei 9.394 de 1996, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena em estabelecimentos de ensino fundamental e médio, de escolas públicas e privadas. A iniciativa vai começar pelos professores de Cuiabá, em razão dos 300 anos da cidade, no ano que vem.

A Procuradoria da República elogiou os projetos desenvolvidos pelas secretarias e determinou que cópias dos trabalhos sejam encaminhadas aos conselhos estadual e municipal de Educação. Também deu prazo de 60 dias para que instituições privadas sejam orientadas na mesma linha dos projetos feitos para a rede pública a fim de evitar o uso de falsos estereótipos e combater o preconceito.

Você Pode Gostar

©1993-2023 – Gazeta do Pantanal