Como a mídia agrega valor ao agronegócio por meio das propagandas

A propaganda  “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo” mostra para o empresário agro que o marketing e a comunicação agregam valor ao produto rural, e que posicionar suas marcas e produtos no mercado é uma estratégia para que a agroindústria conquiste clientes.

Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), a televisão é líder entre o público do agronegócio e que 92% das pessoas utilizam este meio para adquirir informações sobre o setor agrícola. Por esse motivo, o produtor deve explorar os veículos de mídia, para alavancar sua produção e o mais importante, ganhar a confiança de quem consome o produto.

Tanto os pequenos como os grandes produtores devem adotar estratégias de marketing. Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes e exigem mais transparência e acesso ao que é produzido e consumido, por isso a publicidade passa a ser muito mais necessária. Todo esse processo consolida os negócios ligados na produção de alimentos.

O setor agropecuário nacional tem impulsionado a economia do Brasil, como mostram os dados estatísticos do terceiro trimestre de 2017 do Produto Interno Bruto (PIB). o setor da agropecuária acumulou um crescimento de 14,5% no ano. Esse resultado reflete a boa safra de grãos e um conjunto de produtos agrícolas que vem puxando esse crescimento, como o algodão, arroz, cana-de-açúcar, etc.

Agronegócio e marketing devem ser aliados

Os agentes do agro brasileiro devem ter a consciência que o marketing e a comunicação podem trazer benefícios para toda a cadeia, e devem passar a considerá-los na gestão do negócio, fazendo com que as marcas e produtos sejam posicionados nacional e internacionalmente.

Um plano de marketing eficiente leva em conta o mercado e o segmento que a empresa agro atua, quem são seus concorrentes e a sua capacidade de investimento. Tudo isso é adaptado ao porte e ao momento de gestão de cada empreendedor.

Mais do que fazer propaganda, o marketing deve estar integrado às outras ferramentas de comunicação, e um exemplo é a propaganda “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”, que por meio de uma estratégia conseguiu conectar o consumidor com o produtor rural e mostrar as faces da produção agrícola.

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com