Você sabe como é calculado o IPTU do seu apartamento?

Você quer comprar um apartamento em algum condomínio em Campo Grande MS e quer saber quanto irá pagar de IPTU? Vamos explicar como é calculado. O IPTU é um imposto municipal com as cinco características básicas de todo bom imposto: possui base de cálculo; alíquota; fato gerador; sujeito passivo (proprietário) e sujeito ativo (ente público).Para calcular, primeiro é necessário saber o valor venal, que varia de acordo com cada município.

O cálculo é feito da seguinte maneira:

Entenda e saiba o valor do metro quadrado do seu imóvel, que varia em cada região. Alguns dos fatores que podem influenciar nesse valor são: o padrão de acabamento da obra, a localização do imóvel e a idade. Procure a prefeitura da cidade para saber qual o valor do metro quadrado, quando for comprar seu apartamento em condomínio em Campo Grande MS.

Após saber o valor do metro quadrado, basta multiplicar pela área construída do imóvel e se terá o valor venal.Depois é necessário saber o valor da alíquota (percentual ou valor fixo que será aplicado para o cálculo do valor de um tributo), que também varia de acordo com cada município. Se pretende comprar apartamento em condomínio, saiba que a alíquota é menor do que casas residenciais.

Após descobrir o valor venal e o valor da alíquota, basta multiplicar o valor venal pela alíquota e será terá o valor do IPTU. As regras podem mudar em cada município e o valor sofrer reajuste no novo ano. Fique atento e procure saber o que está sendo cobrado.

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com