Agetrat realiza campanha de alerta aos motociclistas em Corumbá

Com o projeto “Motociclista, não seja você a próxima vítima” realizado nesta segunda-feira, 09 de abril, no cruzamento das ruas Frei Mariano e Dom Aquino, a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) iniciou as ações que antecedem o Maio Amarelo.

Campanha busca assegurar que motociclistas tenham consciência da responsabilidade e dos riscos que correm (Foto: Gisele Ribeirio/PMC)

Através dessa ação educativa, a Agência Municipal busca diminuir o número de motociclistas vítimas de acidentes de trânsito e prover uma vistoria em capacetes e demais itens de segurança de uso obrigatório pelos usuários de motocicletas. Também busca assegurar que os motociclistas tenham consciência da responsabilidade e dos riscos que correm dentro do trânsito.

Nesta primeira ação foi montado o cenário de um funeral com diversos capacetes de motociclistas em volta de um caixão. A intenção é impactar os condutores de motos e pedestres para a problemática. “O objetivo é fazer com que as pessoas vejam que correm o risco, sobretudo o motociclista, que em boa parte das vezes, mesmo estando correto ou não, são as maiores vítimas”, afirmou o diretor-executivo da Agetrat, Cleiton Douglas da Silva.

A blitz educativa não se resumiu à panfletagem. “Os motociclistas acompanharam uma palestra de cinco minutos em que receberam orientações e informações sobre os dados de acidente de trânsito envolvendo motos, além dos cuidados que precisa ter no cotidiano do trânsito”, informou o diretor da Agetrat. Ele completou que a iniciativa primou pela orientação para   que “entendam que a falta do respeito à legislação de trânsito pode ocasionar em levar seu bem maior, a vida, ou a de qualquer outro que esteja compartilhando o trânsito”, finalizou.

As ações de educação para o trânsito propostas pelo projeto “Motociclista, não seja você a próxima vítima” inserem-se no calendário temático do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em conjuntura com as propostas locais, cuja meta é realizar mensalmente iniciativas direcionadas à segurança no trânsito possibilitando ações focadas em todos os segmentos: pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores.  Nesta segunda-feira, a ação contou com parceria da concessionária Caiobá e da Funerária Cristo Rei.

Nas demais campanhas, os agentes fiscalizadores irão fazer avaliações nos capacetes dos motociclistas, orientando-os a providenciar os ajustes ou até mesmo a descartar o equipamento. A última ação do projeto consiste em realizar um passeio motociclístico pelas ruas da cidade a fim de integrar os motociclistas que cumprem as leis de trânsito em um grande passeio para chamar a atenção de todos para os riscos e responsabilidades de usar uma motocicleta. Ao término dessa ação, todos participantes irão concorrer aos prêmios ofertados pelos parceiros.

Maio Amarelo

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema.

Sem Comentarios

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com