Mutirão para cadastramento dos artesãos lota Fundação de Cultura de Aquidauana

Durante a semana foi realizado um mutirão para cadastramento dos artesãos e emissão da Carteira Nacional de Artesão e Trabalhador Manual na sede da Fundação de Cultura/Turismo de Aquidauana, na antiga estação ferroviária.
A ação é uma iniciativa da Gerência de Artesanato da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul em parceria com a Fundação de Cultura de Aquidauana e irá emitir a carteirinha para os artesãos e trabalhadores manuais que criam peças que retratam a nossa cultura.
É importante ressaltar que a Carteira Nacional de Artesão é gratuita e é emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Para a emissão é necessário o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).
Para confirmação do registro, o artesão passa por uma prova de habilidades técnicas, cuja aprovação é da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Essa carteira é um documento de abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como isenção de impostos em feiras ou vendas para outros Estados, descontos para compras em alguns estabelecimentos comerciais, possibilidade de comercialização em determinados espaços, como a Casa do Artesão, que só aceitam artesãos o documento em dia e possibilidade de tirar nota fiscal na Agência Fazendária. Com informações da assessoria

 

Comente esta noticia...

2010 © Gazeta do Pantanal - Campo Grande - MS - www.gazetadopantanal.com